top of page
Foto Mesa

SOBRE O RENATO CARNAÚBA

Se você chegou aqui, é por que você quer saber quem é o Renato Carnaúba. Você está no lugar certo. Me acompanha...

O Renato é o pai da Laurinha, da Nala e do Simba. É karateca, capoeirista, corinthiano e jipeiro. E claro, é meu amigo.

 

A nossa amizade nos levou a muitas festas. Nessas bagunças já empurramos carro na chuva, socorremos amigos bêbados, dormimos na rua e muito mais. E o Renato era sempre o cara que dava carona para todo mundo, que sugeria um lugar para ir e que não se importava de pagar uma cerveja para um amigo. Desde aquela época ele já tinha uma certa liderança na galera.

Obviamente a vida não é só festa e um dia ele resolveu sossegar. Então colocou na cabeça a idéia de morar no campo. Logo em seguida vieram os cachorros e o apartamento que ele morava ficou pequeno, teve que ir para uma casa. Mas aí não poderia ser qualquer casa, ele planejou, desenhou, projetou e construiu tudo com um empreiteiro que ele já conhecia desde a infância. Esse cara devia ser um santo, porque para aguentar o Renato buzinando no ouvido dele acompanhando cada detalhe da churrasqueira, a bomba da piscina, o grafite no canil… Imagina se no projeto da casa dele ele não ia ser mais perfeccionista do que nos projetos para os clientes da Fastlane.

Falando de trabalho… Esse gosta de trabalhar, e começou cedo. Nós abrimos uma empresa juntos quando eu tinha 17 anos, tive que pedir para o meu pai ir comigo no cartório para me emancipar para podermos abrir a empresa. Mas ele já sabia várias coisas, já tinha vários planos e metas de faturamento, clientes etc. Desde essa época que começamos uma relação profissional juntos, pude ver com os meus próprios olhos a transparência (às vezes até um pouco cruel) com as pessoas, a habilidade na programação e principalmente a facilidade de enxergar oportunidades e soluções para as situações mais complexas.

Eu espero que daqui pra frente, eu e muitas outras pessoas, possam aprender com ele através deste novo projeto, o renatocarnauba.com.br.

Um abraço e acompanhem esse meu amigo. Vale a pena.

Bruno Kaneoya - http://kaneoya.com.br

HAIL TO THE KING !!!

 

É muito difícil escrever sobre o Renato. Não porque não há o que escrever, mas sim porque é difícil escolher por onde começar. O “Carna”, como eu o chamo, é daqueles caras que não é feito de uma coisa só. Não é uma receita de um só ingrediente que faz esse cara. Ele é uma sinfonia composta por muitos instrumentos, que toca em diversos tons, que acelera quando precisa e que toca suave quando é a hora. Então talvez seja melhor começar pelo começo.

 

Quando começamos a estagiar juntos – e isso já faz lá mais de 20 anos - formamos uma dupla, que fluiu perfeitamente desde o primeiro instante, sem melindres, sem cobranças! Só parceira mútua e transparência total! Uma parceria honesta, sincera e desinteressada! A conexão mental foi imediata!

 

Não demorou para eu perceber que ganhei um amigo para a vida. Entre entregas no trabalho, trocas de CDs de metal, shows, fugidas estratégicas para comer pastel no carrinho da tia, jogar sinuca nos botecos do Largo da Batata, jogar fliperama, puxar uma cadeira no boteco para tomar uma cerveja, caçar CDs e caçadas à van do King Diamond para tirar foto (e conseguimos!) encontrei um amigo leal e sincero, que te acorda para a vida quando você precisa.

É o cara que sempre está junto, que nunca te deixa só, que pega um carro de madrugada para tomar uma cerveja com você se você não está muito legal. É o cara que lê um livro inteiro para te dar um feedback. É aquele amigo que quando te vê em apuros entra para te ajudar, é só depois pergunta o porquê você entrou nessa.

Por essas coisas da vida, que às vezes nos distrai com o que não é importante, ficamos sem nos ver por alguns anos. Mas pelas mesmas coisas da vida acabamos nos encontrando novamente no momento certo. Parecia que não nos víamos fazia apenas alguns dias! O mesmo cara! O mesmo coração! A mesma parceria!

Capoeirista, karateca, roqueiro, sambista, guitarrista, conhecedor de vinhos e cervejas, cavaleiro, atirador de flechas, curador dos melhores botecos, guia das melhores viagens, selecionador de livros, crítico de tecnologia, arquiteto, jipeiro, limpador de piscina, churrasqueiro, criador de cachorros, dono dos melhores conselhos e do maior poder energizador que conheço, ele é assim... uma orquestra de muitos instrumentos, que sabe qual usar na hora certa.

E, o mais incrível de tudo, tem um ânimo e coração de menino. É uma fábrica incansável de planos. É um cara que acorda todo dia para VIVER! Todo dia para ele é o início de uma nova vida!

É um privilégio estar na vida deste parceiro, e que ele permita que eu esteja na dele e, pasmem, até deixa eu dar uns pitacos de vez em quando. Parabéns Carna, por ser ter esse coração honesto, desinteressado, que só quer construir o bem. E parabéns à Laurinha por ter um pai assim!

 

Alex Portapila - www.alexportapila.com

bottom of page